sexta-feira, 20 de março de 2020

EM JEITO DE RESUMO dos conteúdos lecionados


Leitura das páginas 131, 132, 133 e 134.
Para a semana enviarei nova tarefa relacionada com esta matéria. 

SALAZAR E O ESTADO NOVO
Ascensão política de Salazar
Em 1928, o presidente Óscar Carmona convidou António de Oliveira Salazar foi convidado para assumir o cargo de  ministro das Finanças e este conseguiu equilibrar as contas públicas aumentando as receitas, através do aumento dos impostos, e diminuindo as despesas do estado, através da redução de gastos com a Educação, Saúde e com os salários dos funcionários públicos. Portugal aumentou também as suas exportações durante a segunda guerra mundial (1939-1945).
Em 1932, Salazar foi nomeado Presidente do Conselho de Ministros, ou seja, passou a ser o chefe do Governo.

Constituição de 1933
Em 1933 foi aprovada uma nova constituição em que os direitos e liberdades dos cidadãos eram reconhecidos e ficou estabelecido que o Presidente da República e os deputados seriam eleitos pelos cidadãos.
No entanto, as eleições não eram verdadeiramente livres e os direitos e liberdades dos cidadãos nem sempre foram respeitados por Salazar. Foi constituído novamente o Parlamento que apenas servia para aprovar as leis impostas pelo governo.
A partir de 1933 instaurou-se em Portugal um novo regime a que se deu o nome de ESTADO NOVO e que durou 40 anos (1933-1974).
Política de obras públicas
Durante o Estado Novo construíram-se estradas, barragens, hospitais e edifícios públicos. Esta política permitiu a modernização do país e combateu o desemprego junto das áreas urbanas. Salazar aproveitou também esta política de obras públicas para engrandecer o seu trabalho à frente do país e assim fazer propaganda.
Receitas do turismo e da emigração
Desenvolveu-se o turismo, o que permitiu a entrada de mais receitas para o Estado.
Apesar do desenvolvimento do país, a maioria dos portugueses vivia com muitas dificuldades económicas. Os salários dos operários eram baixos e a agricultura continuava muito atrasada. Havia fome e miséria em muitos locais. Com essas dificuldades, muitas pessoas decidiram emigrar, sobretudo para França e Alemanha. O dinheiro enviado para Portugal pelos emigrantes foi outra fonte de receitas para o Estado.
Suportes do Estado Novo
Salazar controlava todos os ministérios e governava o país de uma forma autoritária e absoluta. Dele dependiam todas as decisões administrativas e politicas. Por isso se diz que governava em DITADURA. Para suportar essa ditadura, foram criadas algumas estruturas:
  • Censura: da imprensa, teatro, cinema, rádio e televisão, que impedia a divulgação de opiniões contra o regime salazarista.
  • Polícia política: PVDE, que passou mais tarde a chamar-se PIDE, que vigiava, perseguia, prendia e torturava os opositores ao regime de Salazar. As cadeias onde eram presas essas pessoas eram: CAXIAS, PENICHE e TARRAFAL (na ilha de Cabo Verde).
  • Mocidade Portuguesa: organização com fim de desenvolver o culto do chefe, dever militar e devoção à pátria nos jovens dos 7 aos 18 anos.
  • Legião Portuguesaorganização armada que defendia o Estado Novo e combatia o Comunismo.
  • Propaganda Nacional: tinha como objetivo obter apoio da população (era feita nos jornais, rádio e televisão, mas também nos manuais escolares).
  • União Nacional: única organização política legal que apoiava Salazar – Era o único partido permitido.
Oposição política
Eleições legislativas de 1945
Os opositores ao salazarismo organizaram-se clandestinamente (em segredo) para não serem perseguidos e presos. Outros tiveram de sair do país (exilados políticos).
A oposição cresceu em 1945 quando terminou a II Guerra Mundial, com a vitória dos países democráticos (EUA, França, Inglaterra e seus aliados), onde os direitos e liberdades dos cidadãos eram respeitados. Estes países pressionaram Salazar e este marcou eleições legislativas.
A oposição uniu-se e criou um partido, o MUD  (Movimento de Unidade Democrática). No entanto, o governo não permitiu que a oposição fizesse campanha eleitoral nem que a contagem dos votos fosse fiscalizada. Quem fosse suspeito de pertencer à oposição era tirado das listas eleitorais para não puderem votar. Os dirigentes do MUD decidiram então apelar à abstenção e assim a União Nacional conseguiu eleger todos os seus candidatos.

Eleições presidenciais de 1958
O general Humberto Delgado, com o apoio de toda a oposição, candidatou-se às eleições presidenciais de 1958. Apesar do grande apoio que teve da população, foi Américo Tomás, pertencente à União Nacional, quem venceu as eleições, que foram consideradas fraudulentas pela oposição.
Depois destas eleições Salazar mudou a lei e criou um colégio eleitoral que passa a eleger o Presidente da República.
As Revoltas dos Estudantes, dos intelectuais e dos artistas
Na década de 60 do século passado, o regime de Salazar também teve de enfrentar revoltas militares e civis. Em 1962, surgiu a primeira grande revolta de estudantes contra a opressão imposta pelo regime de Salazar.
Também alguns jovens deputados, no ano de 1973, começaram a manifestar descontentamento na própria Assembleia Nacional. Um exemplo desses jovens foi Francisco Sá Carneiro.
O movimento de oposição ao Estado Novo também integrava pensadores, escritores e cantores (como por exemplo ZECA AFONSO).

Ainda sobre o ESTADO NOVO


Este PowerPoint repete algumas das ideias já transmitidas pelo anterior, mas desenvolve mais a parte relacionada com a economia, as obras públicas e o trabalho. Uma leitura a mais não vos irá fazer mal. Alguma dúvida, coloquem nos comentários a este post.

quarta-feira, 18 de março de 2020

Os valores defendidos pelo Estado Novo


TAREFA 01

A tarefa que vocês devem fazer até terça, dia 24 de março, irei envia-la para os emails que tenho. Devem fazer a tarefa em word e enviar como anexo, para o email que vos dei ontem. Até ao final do dia de hoje, enviarei as questões a que têm de responder.

terça-feira, 17 de março de 2020

Os Meios de Repressão do Estado Novo

Atividade 01: Ler com muita atenção as páginas 128 e 129 do manual. Ler e reler o documento 1, da página 128 e o documento 4 da página 129. Amanhã darei indicações para responderem a duas ou três questões. Até amanhã e boas leituras.

segunda-feira, 16 de março de 2020

O Estado Novo

façam o favor de visualizar o powerpoint seguinte, que nos mostra algumas caraterísticas do Estado Novo, nos primeiros anos, até cerca de 1950 e do controle que Salazar conseguiu sobre as liberdades das pessoas.

Blogue para apoio às aulas de HGP

Bom dia.
Este blogue servirá, a partir de hoje e durante todo o restante ano letivo, como apoio às aulas de História e Geografia de Portugal. Nesta fase, em que estão longe da sala de aula e, posteriormente, quando voltarem à normalidade da escola, da aprendizagem e do convívio entre todos. Até lá, vamo-nos encontrando por aqui.
De acordo com o vosso horário, deixarei aqui, no blogue, algumas indicações para estudo e alguns trabalhos para que me enviem para o email.
Podem colocar questões e dúvidas nos comentários a cada post (notícia).
Amanhã, à hora da aula, conto ter aqui material para vocês estudarem mais umas coisas sobre o Estado Novo.
De hoje em diante vamos tornar este blogue uma espécie de sala de aula à distância.

Nota importante: Vejam o seguinte link e inscrevam-se para terem acesso gratuito a mais conteúdos e exercícios.
https://www.escolavirtual.pt/Pagina-Especial/acessogratuito.htm